VICIADOS EM CORRIDA: Dicas para sua corrida

sábado, 9 de novembro de 2013

Dicas para sua corrida




Durma o melhor que você puder esta semana. Não deixe para tentar dormir bem na véspera, pois as vezes a ansiedade vai fazer você dormir menos no dia anterior. Melhor é prestar atenção também nas noites de quinta-feira para sexta-feira, e de sexta-feira para sábado. Pior do que uma noite mal dormida são várias noites de sono acumulado.
Evite bebidas alcoólicas, principalmente na véspera da corrida. Deixe para comemorar depois da prova e com moderação. Não deixe de ingerir carboidratos nos três dias anteriores à prova. E evite comidas gordurosas e na noite anterior à prova.

Hidrate-se bem ao longo da semana. Tente beber pelo menos dois litros de água ao longo dos dias anteriores à prova. Também vale tomar uma garrafa de uma bebida isotônica na sexta-feira e no sábado. No dia da corrida, tome um bom café da manhã. Algumas pessoas estarão em hotéis com aquela mesa farta e deliciosa.

CUIDADO! Não como nada de diferente para evitar qualquer desconforto durante a corrida. Pães, bolachas e cereais são boas fontes de energia pela grande quantidade de carboidratos que contêm. Já para ingerir proteínas, você pode optar pelo leite, queijo e outros derivados, eles fornecem cálcio e regulam seus hormônios e anticorpos. Já as frutas e cereais fornecem fibras que favorecem o trânsito intestinal e controlam a absorção de nutrientes.
 
Ao chegar a arena, procure utilizar logo os serviços de guarda-volumes e banheiros, evitando deixar para os últimos minutos antecedentes a largada, momento este onde acontece os maiores fluxos de utilização. Os locais de largada são áreas públicas, portanto evite a utilização inadequada de seus espaços, jogando lixo ou urinando nas áreas disponibilizadas.
Procure ir ao banheiro antes da largada. Não se esqueça de levar papel higiênico, antes da largada pode dar vontade. Durante a corrida serão disponibilizados ao longo do percurso, postos de hidratação com água mineral a cada 3 kms aproximadamente, e 01 na largada, e 01 na chegada, de cada prova. Também no percurso, 02 postos de hidratação com isotônico para a maratona e 01 para a meia, e 01 na chegada.
O quanto beber de água em uma maratona e meia maratona é uma coisa pessoal (uns transpiram mais que outros, uns estão mais bem condicionados que outros, uns estão acostumados a ingerir água, outros quase nada), e que depende muito do clima no dia do evento, já que uma coisa é correr com temperatura de 25ºC e outra com 35ºC. Ou seja, as necessidades de hidratação são absolutamente diferentes, para uma mesma pessoa.

Beba a água em pequenos goles (fure o copo com o dedão da sua mão) e reduza um pouco a velocidade quando você for beber água. Se você usa aqueles saquinhos de gel para repor carboidratos, só leve para a prova os que você testou e aprovou durante os treinos. As vezes um gel de sabor diferente, mesmo que seja de sua marca preferida, que você nunca provou pode te provocar enjôo. Vaselina pode ajudar. Se você não tem alergia, passe nas regiões de maior atrito, entre os dedos do pé, axilas e mamilos.
Nunca utilize NADA que você não tenha utilizado antes! Não utilize em hipótese alguma tênis novos ou que você só usou uma vez, mesmo que seja o modelo mais avançado da marca que você comprou ontem e custou caríssimo, até para camisas, shorts, meias. Cuidado com o tênis, amarre bem sem prejudicar a circulação. Você levou meses treinando, agora não é hora de querer inovar ou testar nada!
Leve um dinheiro” para emergência, caso você supostamente sinta-se mal e precise pegar uma condução. 

Deixe todo seu material pronto na noite anterior, tênis, chip, mp3, monitor de frequência cardíaca, celular, chave do carro, camisa da equipe já com a numeração presa na frente, gel de carboidrato, tudo que for levar, faça uma lista pata não esquecer de nada.
E por último e talvez mais importante: corra também com a cabeça! Faça uma corrida inteligente. Sempre preste atenção no seu ritmo, para não forçar demais no início e depois quebrar. Lembre que se você não é atleta de elite, você corre com os outros, e não contra os outros. 

por Luciana Magalhães
GOSTOU DESTA POSTAGEM, QUER RECEBER AS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO? ENTÃO CADASTRE SEU E-MAIL LOGO ABAIXO:

Cadastre aqui seu email:

Cortesia de FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário