VICIADOS EM CORRIDA & CICLISMO: 5 dicas para fazer sua primeira maratona

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

5 dicas para fazer sua primeira maratona

São 42 km de chão pela frente e o cansaço é o grande adversário. Alguns passos são fundamentais para essa nova conquista


Após passar por muitas provas, a meta é sua primeira maratona, que, talvez, seja o seu grande sonho, de quando começou a correr. Uma distância como os 42 km é algo bem diferente do que já havia encarado. Certo? Então, alguns detalhes podem fazer a diferença para cruzar a linha de chegada da melhor maneira possível.
 
1. Dedicação
Quando se decide enfrentar uma distância tão longa, também é necessário muito empenho para alcançar seu objetivo. É preciso destinar tempo para os treinos, ser disciplinado, alimentar-se adequadamente e tudo mais que uma maratona exige. Procurar orientação, que possa realmente ajudá-lo a atingir sua meta, também é importante.


2. Vivencie outras distâncias
Ter participado de outras competições, com distâncias variadas, ajuda. Assim, é importante experimentar vários ritmos de prova. Não há um tempo determinado para se preparar para uma maratona – varia de acordo com cada pessoa. Por isso, aproveite outras corridas antes de uma maratona. Não é regra, mas ter corrido uma ou duas meias-maratonas pode servir de prévia.


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3. Prepare-se para adversidades
Os longões são fundamentais para que o corredor tenha noção dos problemas que pode passar durante uma maratona. Bolhas, mal-estar e outros incômodos são alguns exemplos. Há também as barreiras psicológicas. Em geral, o quilômetro 30 de uma maratona (ou o conhecido “muro”) é o momento crucial,  e quando o preparo psicológico também entra em ação. Assim, é preciso estar pronto para esses – e outros – obstáculos que podem aparecer ao longo da corrida.


4. Todos os treinos são importantes
Os longões são importantes. Quanto mais longe forem, mais seguro você  se sente para a prova. Porém, você também pode lançar mão de treinos em subidas, com intensidades leves e fortes, pois cada um tem a sua função.


5. Ritmo da prova
A velocidade que será impressa na corrida é a mesma que foi utilizada nos treinos longos de preparação para os 42 km. Você deve ter paciência. Após a euforia da largada, e encontrar o seu ritmo na prova”. É importante, assim como na largada, não seguir corredores mais velozes. Evite, também, se distrair demais. Para compensar um minuto ‘perdido’ em 10 km, é necessário correr seis segundos mais rápido.


(Fontes: Kim Cordeiro, diretor técnico da BK Sports, em São Paulo, e Sidney Togumi, diretor técnico da assessoria esportiva UpFit, em São Paulo)
Por Redação
 
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