VICIADOS EM CORRIDA: Invista no aquecimento articular

sábado, 28 de novembro de 2015

Invista no aquecimento articular

Atividade prepara o corpo para os exercícios e ajuda a evitar lesões


Por: Olavo Guerra - São Paulo

Antes dos treinos e provas, o trabalho de aquecimento é importante. Além dos trotes – para esquentar a musculatura dos membros inferiores –, os atletas podem realizar o aquecimento articular.”O objetivo desse trabalho é ‘acordar’ o corpo, estimulando as articulações e músculos, além de aumentar a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo”, afirma o diretor técnico da Trilopez, Diego Lopes.

O que é?


O aquecimento articular consiste em rotações dos membros superiores (tanto braços, quanto o pescoço), inferiores (pernas) e quadril, além de pequenos saltos e outras movimentações. Dessa forma, “o organismo é preparado para o esforço que virá a seguir”, conta o treinador Daniel Costa, também da Trilopez. Com essa atividade, a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo aumentam. 

Estamos no meio do Outono e o frio, aos poucos, vai chegando. “Quando as temperaturas abaixam, a musculatura fica mais contraída e aquecer é fundamental para um um bom desempenho nos treinos ou provas, independente da modalidade”, completa Costa. Para os treinos de fortalecimento muscular, também é possível realizar o aquecimento articular. Antes do início de um exercício como o supino, por exemplo, antes de pegar o peso que está acostumado faça uma ou duas séries bem leves.



 
Veja alguns exemplos de aquecimento articular que podem ser aproveitados antes dos seus treinos:


 

  
aquecimento-articular
 
GOSTOU DESTA POSTAGEM, QUER RECEBER AS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO? ENTÃO CADASTRE SEU E-MAIL LOGO ABAIXO:

Cadastre aqui seu email:

Cortesia de FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário