VICIADOS EM CORRIDA & CICLISMO: Comer pequenas porções até muito tarde pode atrapalhar emagrecimento

sábado, 28 de novembro de 2015

Comer pequenas porções até muito tarde pode atrapalhar emagrecimento

Pesquisadores analisaram o comportamento alimentar de 150 pessoas e identificou dois problemas maiores para quem quer perder peso


Por: Olavo Guerra - São Paulo


A maneira como você se alimenta está diretamente ligada ao seu desempenho e resultado nos treinos. Por isso, a nutrição, de uns anos para cá, se tornou algo indispensável até mesmo entre atletas amadores. A rotina alimentar de um corredor costuma funcionar da seguinte maneira: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e, em alguns casos, ceia. Desta forma, a pessoa está sempre abastecida – dando uma atenção especial ao que comer antes e após a atividade física.

Se você está querendo perder peso, uma nova pesquisa (publicada no jornal científico Cell Metabolism) aponta que fazer pequenos lanches durante o dia todo – especialmente no período noturno – pode atrapalhar a sua busca por este objetivo.



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Para o estudo, os cientistas do Instituto Salk, na Califórnia, Estado Unidos, acompanharam a alimentação de 150 homens e mulheres. Tudo o que eles comiam e o horário destas refeições eram registrados – por um período de 16 semanas.

Na média, os participantes comeram por um período de 15 horas por dia – levando em consideração o primeiro e o último alimento ingerido. Quando alguma destas pessoas com sobrepeso reduziu esta alimentação para um período mais curto, com entre 10 e 11 horas, conseguiram diminuir cerca de 3,5% do peso corporal ao longo destas 16 semanas.

A análise dos pesquisadores é simples: quanto mais horas por dia você come, mais tempo tem para ingerir calorias desnecessárias. Se reduzir o período que você come por dia, consequentemente, reduzirá as calorias ingeridas e, com isso, terá mais sucesso na hora de emagrecer.

Outra conclusão interessante do estudo ficou em relação ao horário em que as pessoas comem. Menos de um quarto das calorias de um dia foram ingeridas, na média, pelos participantes antes do meio dia – sendo que mais de um terço acontecia após às 18h. Outros estudo já mostraram que se alimentar muito à noite aumentam as chances de a pessoa ganhar peso.

Para completar, muitas vezes, estas refeições noturnas não são nada saudáveis. Aí, realmente fica difícil perder peso – e até mantê-lo. Mesmo que sejam opções leves e com a quantidade de calorias controladas ao longo do dia, os cientistas acreditam que o metabolismo menos ativo deste período pode ser um problema para quem quer emagrecer.

Como corredores costumam se alimentar em pequenas porções ao longo do dia, a sugestão dos cientistas é que, ao menos, os atletas evitem comer muito tarde. Se você corre à noite, faça seu lanchinho pós-treino, mas tente mantê-lo saudável e leve.

Faça a sua própria conta e veja a que horas faz sua primeira e sua última refeição. Tente manter a média de 10 a 12 horas recomendada pelos pesquisadores.



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